“Figuras do Turismo”: Jorge Cosme director geral do Bairro Alto Hotel

Jorge Cosme está no comando das operações do Bairro Alto Hotel, desde 2011, o primeiro boutique hotel de 5 estrelas em Portugal e membro do Consórcio The Leading Hotels of The World. Um símbolo do que de melhor, em hotelaria, se encontra na cidade de Lisboa, somando diversos prémios e distinções nacionais e internacionais.

Considera-se um apaixonado por hotéis, restaurantes, gastronomia & cozinha, vinhos e viagens. E tem motivos para isso. A hotelaria, as viagens e a restauração fazem parte da sua história e da história da sua família. Desde muito cedo Jorge Cosme começou a trabalhar nos restaurantes da família, pode-se mesmo dizer que cresceu neste ambiente. Ainda em ambiente familiar, esteve ligado a uma agência de viagens.

Diariamente gere um hotel que desempenha uma performance “em alta rotação” – como refere – com uma elevada percentagem de turistas internacionais com as mais elevadas expectativas de padrões de qualidade e serviço. Receber, personalizar a estadia e mostrar o melhor de Lisboa é algo que adora fazer entre as diversas tarefas de gestão que desempenha diariamente, uma vez que acumula a Direcção de F&B. Nos poucos tempos livres, já que na hotelaria vive-se mesmo as 24 horas, este jovem profissional, mas já com grande experiência acumulada, adora passear em família por Lisboa. E mesmo nestes momentos, nada lhe dá mais gozo do que dar indicações e dicas a turistas. “Anseio mesmo que me perguntem direcções ou peçam informações onde ir, o que comer, o que visitar”, partilha.

Neste momento tem em mãos, com a sua equipa e sob a sua administração, a expansão do Bairro Alto Hotel. O novo projecto assinado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura traduz-se na reabilitação e expansão da edificação existente entre a Praça Luís de Camões à Praça Barão de Quintela. Devolvendo-se à cidade, todo o esplendor de um dos mais emblemáticos quarteirões da cidade.

Licenciado em Gestão Hoteleira pelo INP (Instituto Superior Novas profissões – Universidade Lusófona), com uma Pós-Graduação em Direção Hoteleira pela ADHP – Associação dos Diretores de Hotel de Portugal, que o distinguiu como “Melhor Jovem Director de Hotel” em 2013, adquiriu recentemente competências em “Luxury Brand Management”, no ISEG, School of Economics & Management em Lisboa e complementa os seus conhecimentos com várias formações em F&B e em Revenue, um dos seus interesses mais recentes e que acompanha com entusiasmo.

Anteriormente foi senior sales manager, director de Vendas & Marketing e posteriormente director de Hotel do Farol Design em Cascais, senior sales manager do Praia D’El  Rey Marriott Golf & Beach Resort em Óbidos, country sales manager na Bedsonline (group Hotelbeds) e director geral & director de Vendas & Marketing do Fontana Park Hotel Lisboa.