Fine Wines & Food Fair no Vila Vita Parc em Maio

O evento gastronómico do Vila Vita Parc, em Porches, no Algarve, dá a conhecer os nomes dos primeiros chefs confirmados para o evento. O Fine Wines & Food Fair tem data marcada de 15 a 20 de Maio.

O programa do evento conta com cinco jantares e um almoço exclusivos a decorrer no Restaurante Atlântico e no Restaurante Ocean, de duas estrelas Michelin, do Vila Vita Parc, assim como no Restaurante Praia Dourada, em Armação de Pêra. Estes vão contar com a participação de mais de 40 grandes nomes da esfera gastronómica mundial, quer a nível de chefs, como de produtores de vinhos e produtos gourmet.

No dia 16 de Maio a noite será dedicada à Suíça, com um elenco de chef suíços distinguidos com estrelas Michelin, seguindo-se o Jantar de Jovens Estrelas Austríacas, a 17 de Maio, com alguns dos melhores jovens chefs e produtores de vinhos austríacos. No dia 18 de Maio terá lugar o Jantar Vila Vita All-Star, que volta a reunir alguns dos maiores chefs mundiais no Vila Vita Parc. 19 de Maio será dedicado aos sabores de Espanha, com o Almoço Chiringuito Chic, Barcelona Style e o Jantar Noite Estrelas de Espanha que contará com uma selecção de chefs e produtores de vinho espanhóis.

O destaque da feira vai para o Jantar Bordeaux Imperial, 15 de Maio, e para a Kitchen Party, a 20 de Maio. A primeira vai contar com uma selecção de oito vinhos Bordeaux, todos acima dos 94 Pontos Parker, em garrafas Imperial, do connoisseur de vinho René Gabriel, conhecido como “O Papa do Vinho”. Os vinhos acompanharão as criações de cinco chefs, entre os quais se encontram Eckart Witzigmann do Ikarus no Hangar 7 (3 estrelas Michelin) e Silvio Nickol do Palais Coburg (2 estrelas Michelin e 4 toques Gault & Millau).

A Kitchen Party é uma experiência de degustação gastronómica que dará a oportunidade a 350 convidados de provar criações de cerca de 20 dos mais conceituados chefs do mundo, acompanhadas de alguns dos melhores vinhos internacionais e iguarias gourmet. Entre as confirmações para esta noite encontram-se chefs como Jacob Jan Boerma do De Leest (3 estrelas Michelin), Nigel Haworth do Northcote no Reino Unido (1 estrela Michelin), Sergi Arola do LAB by Sergi Arola (1 estrela Michelin), Juan Amador do Wirtshaus Amador (3 Toques Gault Millau), Henrique Sá Pessoa do Alma em Lisboa (1 estrela Michelin), Rui Paula do Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira (1 estrela Michelin) e Karlheinz Hauser do Seven Seas na Alemanha (2 estrelas Michelin). Entre os produtores de vinho encontram-se a Herdade dos Grous, o caviar “Imperial Caviar”, Dirk Neipoort da Nierpoort Vinhos no Douro, Alvaro Palacios e os vinhos da Domaine de Trimbach.