Formação e requalificação de espaços turísticos são apostas dos Açores para 2018

As propostas de Plano e Orçamento dos Açores para 2018, que serão discutidas e votadas na Assembleia Legislativa Regional na última semana deste mês, incluem um reforço de verbas para formação dos profissionais do turismo, e para requalificar os principais espaços de interesse turístico do arquipélago.

A garantia foi dada pela secretária da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, após ser ouvida na Comissão de Economia do parlamento dos Açores, na Horta, ilha do Faial, no âmbito da audição dos membros do executivo regional sobre as propostas do Plano e Orçamento regionais para o próximo ano.

Segundo Marta Guerreiro, os documentos orçamentais para 2018 contemplam um “aumento significativo de verbas” para o sector do turismo, que passará a contar com um total de 28 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8% face ao Orçamento do corrente ano.

“Dentro dos investimentos nas áreas do turismo não posso deixar de destacar a requalificação dos principais locais de interesse turístico, nos quais é necessário intervir em concertação com outras entidades, nomeadamente, com a Secretaria Regional da Transportes e Obras Públicas”, explicou Marta Guerreiro.

Outra das áreas de investimento no sector do turismo é a da formação profissional, que será realizada como complemento às acções que já estão previstas em “todas as escolas profissionais da região”, disse.