Fortaleza de Valença recebeu 2 milhões de visitantes em 2015

No ano que agora terminou, a Fortaleza de Valença bateu todos os recordes de visitas, tendo recebido mais de 2 milhões de pessoas. Para a Câmara Municipal, o número de visitantes recebidos pela Fortaleza é testemunho da reafirmação de Valença “como um dos grandes factores de atractividade turística de Portugal”.

Atraindo os visitantes pelas suas valências em termos de património, História, cultura e comércio, Valença e a sua Fortaleza contam com uma vasta programação anual que dinamiza o seu centro histórico com destaque para a Festa dos Reis, em Janeiro, a Fortaleza dos Namorados, em Fevereiro, o Festival Gastronómico Sabores da Aldeia, em Abril, a Fortaleza com Maias, em fins de Abril e início de Maio, a Fortaleza de Chocolate e a Valença Cidade Presépio em Dezembro.

As visitas nocturnas temáticas e com recriações históricas, são outros dos motivos de grande atracção, a que se juntam o comboio turístico no Verão e no Natal como complemento das visitas guiadas aos pontos mais atractivos e marcantes da fortificação.

A Fortaleza de Valença é monumento nacional, desde 1928 e candidata a Património da Humanidade junto da UNESCO, com os seus mais de 5 Km de extensão de muros é um dos grandes referentes de construções militares abaluartadas no mundo.