Fórum Turismo 2.1 analisa tecnologia ao serviço das agências de viagens

Tecnologia ao serviço das agências de viagens foi tema da 2ª sessão do opiniões em debate promovida pelo Fórum Turismo 2.1, em Lisboa, evento que teve como oradores Mariana Vasconcelos (Business Analyst da TAP/Megasis), Carlos Paulo (Industry Head da Google) e Moises Corbacho (E-commerce & Social Media Coordinator da Air France KLM em Espanha).

O evento contou com a moderação de Fernando Pinto Bessa (Country Manager Portugal at Air France KLM e Membro do Fórum Turismo 2.1).

Mariana Vasconcelos, numa das suas intervenções, afirma que o online representa 30% das vendas da companhia, mas mais importante do que as vendas, é o forte posicionamento que a TAP consegue junto dos seus clientes e seguidores através das plataformas online e de sociais media.

Carlos Paulo, responsável pelo desenvolvimento das relações comerciais da Google com as empresas de sectores do turismo e exportação, utilizou os números que a plataforma possui na análise de mercados e tendências, para afirmar que apenas 3% dos turistas não utilizam o online nas suas viagens turísticas e que as soluções de publicidade digital são iguais para todos os mercados.

Moises Corbacho apresentou no debate uma análise e comparação da realidade espanhola onde as empresas apresentam um avanço superior no posicionamento online relativamente ao mercado português.

No caso da KLM, a importância dos Social Media foi descoberta quase por acaso, quando viram a sua potencialidade de estar junto dos seus clientes durante a catástrofe natural do Vulcão na Islândia. Com os call centers completamente lotados, os social media foram a principal ferramenta de comunicação e que ainda hoje é utilizada como um canal privilegiado de contacto com os passageiros.

O próximo Opiniões em Debate irá realizar-se em Abril com a moderação de Duarte d’Éça Leal (Managing Partner at MBD – Gestão de Investimentos Hoteleiros e membro do Fórum Turismo2.1).