Frente do Mosteiro da Batalha vai ser requalificada

A frente do Mosteiro Santa Maria da Vitória (Mosteiro da Batalha) vai ser requalificada, anunciou a autarquia, que deliberou adjudicar uma empreitada no valor superior a 500 mil euros.

Em nota de imprensa, e citada pela Lusa, a autarquia informa que a foi adjudicada a designada “Operação Urbanística de Salvaguarda aos Impactos de Ruído e Poluição sobre o Mosteiro Santa Maria da Vitória, Zona Poente”, que deverá realizar-se num prazo de 90 dias.

Segundo o município, a intervenção consiste na requalificação urbanística e paisagística na frente do Mosteiro através da “criação de uma barreira acústica que minimize os impactes ambientais relacionados com a poluição sonora e promova a melhoria das condições ambientais e urbanas na área envolvente do Monumento Nacional”.

Esta intervenção está prevista no âmbito do Plano de Acção para a Regeneração Urbana (PARU) da vila da Batalha e é financiada pelo Programa Operacional para a Região Centro – CENTRO 2020.

O Mosteiro da Batalha voltou a ser o terceiro monumento nacional mais visitado no primeiro semestre do ano de 2017, contabilizando um total de 205.300 visitantes, segundo a Direção Geral do Património Cultural.