Funchal recebe X Conferência Anual do Turismo a 6 de Maio

A Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas organiza, pelo 10º ano consecutivo, a Conferência Anual do Turismo. Marcada para 6 de Maio, no Centro de Congressos da Madeira, a conferência subordina-se ao tema “Pessoas” e contará com a presença do ministro da Economia (a confirmar), do presidente do Governo Regional da Madeira e do secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, e do presidente do Turismo de Portugal.

Reflectir e debater sobre a importância das pessoas na construção de um produto turístico é o objectivo da X Conferência Anual do Turismo que vai contar, na sessão de abertura, marcada para as 09h30, com intervenções do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e do presidente do Secretariado Regional da Ordem dos Economistas, André Barreto, cujas intervenções preencherão a sessão de abertura, marcada para as 09h15.

A Conferência apresenta-se este ano dividida em três grandes painéis. O primeiro, marcado para as 10h30, vai subordinar-se ao tema “Os locais” e nele se falará da importância das pessoas/locais para a construção de um produto turístico único, genuíno e autêntico, através das intervenções do ex-secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que falará sobre “O produto turístico” e Carla Carvalho Dias da Top Service Academy, que abordará “O estar e o sentir para servir”.

Ainda na parte da manhã, o painel “Os talentos” vai focar-se nas pessoas / talentos, ou seja, nos Recursos Humanos, focando exemplos de boas práticas e de lógicas de gestão de pessoas mais adequadas aos nossos dias. As intervenções vão estar a cargo de Nicolas Mayer da PwC Zurich que abordará “O trabalho na cadeia de valor turística”, António Henriques do Grupo CH que falará de “A satisfação como ferramenta de excelência” e Alexandre de Almeida do Grupo Hotéis Alexandre de Almeida que abordará “O ponto de equilíbrio entre clientes e colaboradores”.

“Os clientes” é o tema a que se subordina o terceiro painel, com início às 14h30, onde se irá discutir o binómio pessoas / clientes, dando ênfase à tecnologia e às diferenças na abordagem a um parceiro de negócio ou intermediário e a um cliente final. Neste painel, Leonor de L’ Hermité da Google Portugal falará sobre “A tecnologia como factor de aproximação ao cliente”, Madigan Pratt da MP&A Digital and Advertising abordará o tema “A importância do CRM e do iCRM” enquanto a abordagem “B2B e B2C” deverá ficar a cargo de Janice Mather (nome ainda da confirmar) da Jet2 Holidays.

Marcada para as 16h15, a sessão de encerramento, à qual se seguirá um período de networking, vai contar com intervenções de Eduardo Jesus, secretário Regional Economia, Turismo e Cultura, do Bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho e, ainda a confirmar, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.