Fundos comunitários e desenvolvimento turístico em debate em Ponta Delgada

O Turismo de Portugal, em parceria com o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, realiza hoje, às Destinosh00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a sétima conferência pública “Turismo 2020”.
O debate visa identificar as linhas prioritárias de aplicação dos fundos comunitários no turismo, contributo que será integrado no Plano de Acção para o Desenvolvimento do Turismo do País e das suas regiões até 2020.
Segundo o comunicado enviado à redacção, a elaboração deste Plano está a ser enriquecida com contributos oriundos dos vários agentes do sector, tanto públicos como privados, que têm vindo a envolver-se e a participar em conferências e workshops técnicos nas diferentes regiões turísticas do País, à semelhança do que acontece agora em Ponta Delgada.
Com início marcado para as Destinosh00, a sessão de abertura da conferência será presidida pelo secretário regional do Turismo e Transportes, e por Jorge Abrantes, vogal conselho directivo do Turismo de Portugal. O debate dedicado aos “Fundos Comunitários: lições do QREN, desafios e oportunidades para o Turismo dos Açores 2020”, terá como intervenientes Luís Veiga, Presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, Carlos Moura, Vice-Presidente da AHRESP- Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e Isabel Feijão Ferreira, do Turismo de Portugal.
A conferência termina às Associativismoh00, após a assinatura do Protocolo de Cooperação – Turismo 2020 que assinala, simbolicamente, a adesão e envolvimento de várias entidades públicas e privadas açorianas na construção deste Plano de Acção Turismo 2020. A sessão nos Açores é o último encontro regional a realizar no contexto do ciclo de programação comunitária 2014-2020.
M.P.C.