Fusão entre Marriott e Starwood tem aval de Bruxelas

A Comissão Europeia (CE) autorizou esta terça-feira a aquisição da cadeia Starwood Hotels & Resorts Worldwide pela Marriott International. A investigação confirmou que a operação não afectará a concorrência do sector hoteleiro na Europa.

“A nossa pesquisa confirmou que a indústria hoteleira vai manter-se competitiva para os clientes na Europa após a fusão “, considera o comissário europeu da Concorrência Margrethe Vestager, em comunicado.

As duas cadeias hoteleiras norte-americanas são particularmente activas ao nível da gestão e franchising de hotéis em todo o mundo, englobando a Marriott mais de 4.500 unidades em 85 países, e a Starwood cerca de 1.300 hotéis em cerca de 100 países.

Bruxelas avaliou o impacto desta aquisição no sector de serviços de alojamento nos mercados onde os dois grupos estão presentes, tanto a nível de gestão como de franchising.

No que respeita ao alojamento, a investigação da Comissão Europeia centrou-se sobre o mercado de hotéis de 4 e 5 estrelas, em que ambas as empresas têm uma presença significativa, e realizou uma análise em cidade como Barcelona, Milão, Veneza, Viena e Varsóvia.Nesses locais, a presença de mercado combinada Marriott e Starwood era mais forte, de acordo com a CE, que considera, no entanto, que o grupo resultante da fusão ainda terá ” concorrência efectiva” de outros hotéis em todos eles.