Gaia: taxa turística com valores diferentes nas épocas alta e baixa

Em Vila Nova de Gaia, a taxa a cobrar aos turistas pelas dormidas não vai chamar-se turística mas sim Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia. Em vigor a partir de Setembro, os valores a cobrar vão ser diferentes consoante a época do ano.

Segundo avança a Agência Lusa, a Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia vai começar a ser cobrada já a partir de Setembro e terá um valor de 2€ por pessoa/noite na época alta e de 1€ na época baixa. A decisão foi tomada esta segunda-feira em reunião de Câmara, onde foi também alterada de 13 para 16 anos a idade mínima em que será aplicada.

A variação do valor da taxa consoante a época do ano tem a ver com a sazonalidade do turismo. “Assumimos que há sazonalidade na pegada ecológica. Existe, de facto, um impacto diferente em meses de época alta e baixa”, explicou o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado pela Lusa.

Acrescentou ainda que “a redução de preço pode significar aumento de escala”, pelo que se mantém a estimativa de que sejam arrecadados três milhões de euros por ano com a implementação desta taxa de cidade.

Sobre o adiamento da entrada em vigo da taxa que inicialmente estava prevista para Abril, o autarca esclareceu que “este é um regulamento de Segunda Geração. O Município adiou a implementação da taxa, preferido abdicar de dois/quatro meses de receita e implementar uma taxa justa”,