Grupo Fosun compra marca Thomas Cook por 13M€

O grupo chinês, que já era o principal accionista do grupo britânico Thomas Cook desde meados de Abril deste ano, adquiriu também as marcas hoteleiras do grupo, concretamente Casa Cook e Cook’s Club.

Em comunicado, o presidente do grupo Fosun, Qian Jiannong, afirma que “a aquisição da marca Thomas Cook vai permitir a expansão do negócio turístico do nosso grupo graças à grande penetração da marca e ao robusto crescimento do turismo emissor da China”.

O responsável acrescentou ainda que “após a aquisição, o grupo vai centrar-se na expansão do seu negócio. Vamos utilizar a marca que adquirimos para criar sinergias com os negócios que já temos”.

Recorde-se que em Junho deste ano, já em plena crise do operador britânico, a própria Thomas Cook tinha já anunciado o interesse do Grupo Fosun International Limited na aquisição de parte dos negócios do operador, no entanto a operação, então estimada em 1.000 milhões de euros destinados a recapitalizar o operador, não chegou a funcionar porque os stakeholders exigiam uma garantia adicional de 200 milhões de Libras que a Fosun se negou a prestar. A situação acabaria por levar ao colapso da Thomas Cook, marca que agora a Fosun compra por 13 milhões de euros.