Grupo HNA compra aeroporto de Frankfurt-Hahn

O Grupo HNA, accionista da TAP, acaba de adquirir, através de uma empresa subsidiária, o aeroporto alemão de Frankfurt-Hahn, no sudoeste da Alemanha. A operação envolveu mais de 15 milhões de euros, valor avançado pelo governo do estado da Renânia-Palatinado, onde se situa a infra-estrutura.

Aprovada pela Comissão Europeia, a operação envolver a venda ao grupo chinês, concretamente à sua subsidiária HNA Airport, de 82,5% do capital do aeroporto, a parte que era detida pelo governo da Renânia-Palatinado. O, restantes 17,5% continuam a pertencer ao vizinho estado de Hesse, noticia a Agência Lusa.

Desde há vários anos com resultados negativos “devido à queda do volume de transporte de carga, apesar do aumento do número de passageiros”, segundo avança uma notícia da Agência Lusa, o aeroporto de Frankfurt-Hahn, a cerca de uma centena de quilómetros do Aeroporto Internacional de Frankfurt (o maior da Europa) é utilizado pela low cost Ryanair.

A aquisição da maioria do capital do aeroporto alemão junta-se à compra efectuada o mês passado pelo grupo chinês, da maioria do capital do operador do aeroporto internacional do Rio de Janeiro.

O Grupo HNA é um dos accionistas da TAP por via do consórcio Atlantic Gateway, onde entrou através de David Neeleman e da Azul Airlines de que o grupo chinês detém uma importante participação.