Grupo HNA já tem 2,5% da TAP

São chineses e no portefólio da holding contam-se já diversas companhias aéreas, seja na totalidade como em termos de participações. Agora uma delas é na TAP, como já tinha sido anunciado, onde o grupo asiático entra por via de David Neeleman – a HNA, através da Hainan Airlines, tem mais de 20% da companhia aérea brasileira do empresário, a Azul.

O jornal Publico avançou esta quarta-feira que a HNA efectivou já a sua entrada no capital da Atlantic Gateway, o consórcio privado que detém 45% da TAP e que junta os empresários Humberto Pedrosa, da Barraqueiro, e David Neeleman. O diário acrescenta ainda que a HNA é neste momento proprietária de 5,6% da Atlantic Gateway, negócio em que aplicou 84 mil euros, por via da Hainan Airlines.

Dos 45% de capital da TAP que o consórcio Atlantic Gateway possui, Pedrosa é detentor de 51% mas David Neeleman reduziu a sua participação de 49% para 43,4%, avança o Público. Ao todo, o capital da TAP fica assim constituído: Estado, 50%, Humberto Pedrosa 22,95%, Neeleman 19,53%, trabalhadores 5% e HNA 2,52%.

Do grupo HNA fazem parte companhias aéreas como a Beijing Capital Airlines que iniciou esta quarta-feira voos directos para Lisboa, por via do grupo Hainan Airlines que integra a holding.