Grupo Lufthansa apresenta plano de reestruturação da Alitalia

O Grupo Lufthansa apresentou esta segunda-feira uma carta-oferta, expressando o seu interesse em estabelecer uma “NewAlitalia”. A Lufthansa optou por não fazer uma oferta para toda a companhia aérea mas referiu interesse em somente partes da rede de tráfego global e no negócio europeu e ponto-a-ponto doméstico.

A oferta inclui um conceito para uma Alitalia reestruturada com um modelo de negócio especializado (“NewAlitalia”), que poderá desenvolver uma perspectiva económica a longo termo. Não foram, contudo, revelados os detalhes financeiros desta operação.

Entretanto, o jornal italiano Corriere della Sera noticiou esta segunda-feira que a alemã Lufthansa planeia oferecer 500 milhões de euros pela companhia.

O diário refere que o Grupo alemão quer adquirir o exclusivo dos negócios de aviação da empresa aérea italiana em processo de falência, e não nas operações de solo. A irlandesa Ryanair retirou oferta o mês passado.

 

A Alitalia deu início a um processo de falência em Maio deste ano, depois de a principal accionista, a companhia aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, decidir que não estenderia os financiamentos à empresa.

Na semana passada, a Lufthansa anunciou a compra parcial da também insolvente alemã Air Berlin – que também era controlada pela Etihad Airways – por 210 milhões de euros.