Grupo de trabalho estuda ampliação do aeroporto da Horta

O grupo de trabalho que vai elaborar um estudo técnico sobre a eventual ampliação do aeroporto da Horta, nos Açores, já foi criado pela autarquia.

A intenção do estudo, segundo a Câmara Municipal, é apresentar soluções técnicas com vista à eventual ampliação da pista e determinar também os custos envolvidos, que podem variar entre os 48 milhões de euros (para uma ampliação de 300 metros) e os 78 milhões de euros (para uma ampliação de 500 metros), cujo financiamento pode passar pela utilização de fundos comunitários.

O grupo de trabalho agora criado pelo município está a ser assessorado pelo ex-director do aeroporto da Horta, João Corvelo, e já reuniu com várias instituições para analisar o assunto.

O aeroporto da Horta, na ilha do Faial, gerido pela ANA-Aeroportos, possui uma pista com cerca de 1.700 metros de comprimento, e a sua ampliação entre 300 a 500 metros de comprimento, permitirá criar as zonas de segurança consideradas obrigatórias neste tipo de infra-estruturas aeroportuárias, além de potenciar, no futuro, a operação de voos charters internacionais.