“Há muitos mais instrumentos de financiamento para quem quer investir para além dos QCA’s”

“Os empresários devem tomar consciência de que o Sistema de Financiamento para o Turismo vai para além dos Fundos Comunitários”, disse João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal no encerramento da Sessão de Informação “O Financiamento da Atividade Turística no Portugal 2020”.
A sessão decorreu na passada terça-feira em Albufeira, numa iniciativa da responsabilidade do Turismo de Portugal que contou com o apoio do Município de Albufeira.
A sessão visou informar os agentes do sector sobre os vários mecanismos de apoio financeiro a que podem aceder com vista ao desenvolvimento, revitalização e qualificação da actividade turística.
Nesse âmbito, Cotrim de Figueiredo firmava ser “crucial que o Plano de Negócios (PN) tenha primazia sobre o Sistema de Financiamento. A diferença entre um bom e um mau projecto está na componente soft do PN, na solidificação da sua componente estratégica”.
Na sua intervenção referiu ainda que o Portugal 2020 tem um nível de exigência superior ao QREN (enfoque nos resultados, prazos mais rígidos, candidaturas bem elaboradas, alinhamento entre os objectivos dos projectos e as estratégias definidas a nível nacional e regional).
Relativamente aos agentes do sector, o presidente do Turismo de Portugal disse ainda ser “imperativo que colaborem uns com os outros, que partilhem conhecimento, o que contribui, não só para o reforço da chamada massa crítica, mas também pelas vantagens decorrentes de trabalhar em rede, nomeadamente no que respeita ao melhoramento de resultados”.
Já David Santos, presidente da CCDRA e gestor do CRESC Algarve 2020 informou que o programa disponibiliza 31Cruzeiros milhões de euros destinados, essencialmente, à inovação e empreendedorismo, eficiência energética, qualificação das empresas, criação de emprego e desenvolvimento da região. “O Portugal 2020 é uma oportunidade única para as empresas recuperarem a sua competitividade”, disse.
“O Financiamento da Actividade Turística no Portugal 2020” reuniu também intervenções do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, e de Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.
S.C.F.