Hotel Monte Palace reabre em 2021

O hotel Monte Palace, nas Sete Cidades, Açores, que está encerrado há 27 anos, deverá abrir em 2021 como unidade hoteleira de cinco estrelas, mantendo a actual traça arquitectónica. Em nota, o grupo chinês Level Constellation adianta que “submeterá brevemente ao município de Ponta Delgada o projecto do edifício, que visa manter o perfil arquitectónico existente”.

Segundo a mesma nota enviada à Lusa, “a marca Monte Palace deverá cair”, já que estão avançadas as negociações com operadores hoteleiros de prestígio, prevendo-se a selecção da marca que deverá operar o hotel até Junho de 2018.

O hotel, localizado na Vista do Rei, Sete Cidades, nos Açores, propriedade do BANIF na sequência de uma penhora ao Grupo SIRAM, foi inaugurado em 1989 na ilha de São Miguel e empregava mais de cem pessoas, mas fechou pouco tempo depois por ausência de lucro. O edifício de cinco pisos tinha dois restaurantes, três salas de conferência, uma discoteca, uma loja, 88 quartos, 52 suites juniores, 27 quartos duplos, quatro quartos duplos com saleta, quatro suites de luxo e uma suite presidencial.

No final de 2017, a Level Constellation adquiriu o antigo hotel Monte Palace, não tendo sido divulgado o montante da operação. A promotora imobiliária indica que a nova unidade hoteleira terá cinco estrelas e será “totalmente orientada para o meio natural em que se insere”, devendo “incorporar um centro de ciência, que se encontra a ser negociado com duas entidades de primeira linha no sector, bem como um SPA, um ‘rooftop’ e áreas de apoio a actividades na natureza, como ‘hiking’ e ‘birdwatching'”.