Hotel Roça Sundy já abriu portas na Ilha do Príncipe

Situado numa roça de cacau restaurada na ilha do Príncipe, o Hotel Roça Sundy, do grupo HBD, abriu portas este mês, oferecendo “uma estadia acessível, ideal para amantes da história e natureza”, com preços em torno dos 150€ por noite, em regime de meia-pensão.

  

O novo hotel oferece restaurante de cozinha internacional, composto por sala de jantar de arquitectura colonial e uma grande varanda com vista para a floresta da ilha do Príncipe e o Oceano Atlântico. Os hóspedes poderão desfrutar de um menu diversificado, composto por produtos orgânicos na sua maioria produzidos localmente, sem esquecer o chocolate de alta qualidade produzido na ilham a partir do qual são confeccionadas iguarias várias.

Os quartos foram decorados com mobiliário ao estilo colonial – muitos da casa original – e vários oferecem varandas espaçosas com vista para a floresta ou para o terreiro que os habitantes da roça utilizam para conviver, fazer festas e jogar à bola, actividades em que os hóspedes são convidados a participar.

Além da casa e do terreiro, os hóspedes da Roça poderão desfrutar de diversas actividades, incluindo caminhadas através da Reserva de Biosfera da UNESCO, observação de pássaros, cursos de culinária, massagens e yoga. Acrescem passeios sazonais de observação de baleias e golfinhos, snorkeling, caiaque e stand-up padell disponibilizados pelo Resort Bom Bom, a apenas a 30 minutos da Roça Sundy.

No início do século passado, a Roça Sundy era uma casa de família situada no coração de uma das maiores plantações de cacau nas ilhas de São Tomé e Príncipe. Agora, a sua abertura como hotel integra-se no plano de turismo sustentável desenvolvido em parceria com o Governo Regional da Ilha do Príncipe. A recuperação e restauro dos edifícios foram realizados por construtores locais, especialmente treinados para este trabalho e utilizando principalmente materiais reciclados.

Mais de 90% dos atuais colaboradores do hotel Roça Sundy foram recrutados na comunidade local, apoiados por um intenso programa de formação de nove meses, leccionado pela Escola de Turismo dos Açores.

O Hotel Roça Sundy é apresentado esta quinta-feira em Lisboa, num evento que terá lugar no Le Consulat (Largo Camões nº22) a partir das 18h30.