IATA anuncia mudanças na liderança

A IATA – International Air Transport Association divulgou alterações feitas na liderança da associação, na conclusão da sua 72ª Annual General Meeting, em Dublin.

Willie Walsh, CEO da Internatinal Airlines Group, foi nomeado como o novo presidente da IATA Board of Governors, sucedendo Andres Conesa, CEO da Aeroméxico. Como director-geral e CEO a IATA apresenta Alexandre de Juniac, presidente e CEO da Air France-KLM, a assumir funções como tal a partir de 1 de Setembro deste ano.

Walsh actua já como presidente, e continuará a fazê-lo no período de um ano, até a próxima Annual General Meeting. O 75º presidente da IATA Board of Governors, na qual participa desde 2005, é o sexto a fazê-lo enquanto representante da British Airways. Walsh afirma-se honrado por desempenhar este papel, tendo como principal objectivo obter um acordo entre governos de modo a gerenciar as emissões de carbono da aviação, durante a 39ª Assembly of International Civil Aviation Organization.

Walsh promete ainda apoiar Juniac, formando uma frente unida que actuará em questões que se prendem com as limitações que algumas políticas governamentais criam ao crescimento económico e desenvolvimento da aviação. “Impostos excessivos roubam à nossa indústria a sua vitalidade, enquanto dispendiosas e ineficientes infra-estruturas restringem a nossa capacidade de dar resposta à crescente procura de ligações”, afirma.

Por seu lado Juniac atesta que o seu principal objectivo passa por “ajudar as companhias aéreas a ser empresas com ainda mais sucesso, criando ainda mais valor económico e social. Quero que todos os nossos membros tenham um futuro que é ainda mais seguro, mais eficiente, sustentável e cada vez mais rentável”.