IATA: Forte crescimento do tráfego aéreo mundial em Fevereiro

A procura do transporte aéreo a nível mundial mostrou em Fevereiro um forte e contínuo crescimento, tendo acumulado nos dois primeiros meses do ano o início mais forte em oito anos.

No entanto, Fevereiro é o primeiro mês, desde meados de 2015 que o aumento da oferta foi superior à procura, do que se traduz numa quebra do coeficiente de ocupação, segundo a IATA.

Dados divulgados esta quinta-feira sobre a procura mundial dão conta que se registou um aumento de 8,6% do total de passageiros-kilómetro (PKT) transportados em comparação com o mesmo mês no ano passado, mas a capacidade mensal disponível, medida em assentos-kilómetro oferecida (AKO) cresceu 9,6%, obrigando a ocupação a baixar 0,7 pontos percentuais para 77,8%.

As companhias aéreas europeias registaram um aumento da procura em 7,7% face ao período em análise de 2015. O tráfego recuperou após umas interrupções no quarto trimestre do ano passado, devido principalmente ao encerramento da russa Transaero. O aumento da capacidade oferecida foi também ligeiramente superior, de 7,8%. A queda do facto ocupação foi insignificante, tendo-se situado em 78,3%.