IATA: Tráfego de passageiros cresce 8,2% em Julho

A International Air Transport Association (IATA) anunciou os resultados globais de tráfego de passageiros em Julho, que mostra um robusto crescimento da procura em relação a Julho de 2014, tanto ao nível do internacional como do doméstico.

Total de passageiro-quilómetro transportado (RPK) aumentou 8,2%, um crescimento ainda maior do que se verificou em Junho, que foi de 5,5%. A capacidade de Julho (assento disponível quilómetros ou ASK) cresceu 6,5%, e a taxa de ocupação aumentou 1,4 pontos percentuais, para 83,6%.

“Os resultados de Julho foram fortemente positivas, mas a retracção do comércio global e as oscilações nas bolsas de valores em todo o mundo sugerem que podemos ter alguma turbulência nos próximos meses”, disse Tony Tyler, director-geral e CEO da IATA.

No mês em análise, a procura internacional de passageiros aumentou 8,6% em comparação com o mesmo mês de 2014, com as companhias aéreas em todos as regiões do mundo a registarem crescimentos, incluindo a África, pela primeira vez este ano. A capacidade total subiu 6,5%, com o load factor a aumentar 1.6 pontos percentuais, para 83,5%.

Por seu turno, a procura de viagens domésticas cresceu 7,6% em Julho em relação ao mesmo mês de 2014. Todos os mercados apresentaram crescimento com os aumentos mais fortes a ocorrem na Índia e na China. A capacidade doméstica subiu 6,5% e a taxa de ocupação melhorou 0,8 pontos percentuais, para 83,6%.