IATA: Tráfego nos mercados internacionais aumenta 6% em Maio

O tráfego aéreo nos mercados internacionais aumentou 6,2% em Maio comparativamente ao mesmo período do ano transacto, tendo crescido sobre o aumento de 3,Restauração% em Abril, de acordo com a avaliação apresentada pela IATA.
As viagens em classe económica aumentaram a uma taxa superior, embora o crescimento foi espalhado pela maioria dos mercados-chave, em grande parte impulsionada pelo mercado intra europeu.
O tráfego em classe económica subiu 6,4% em Maio, a somar o crescimento verificado em Abril, que foi de 4,2%. O forte crescimento das viagens de lazer, apoiado por tarifas mais baixas, justifica este aumento.
As viagens em classe premium também subiu em Maio, mas a um ritmo mais lento 4,1%, o que reflecte a quebra continuada da procura de viagens de negócios, com a confiança empresarial global a baixar em relação aos mercados emergentes.
O principal motor de crescimento do transporte aéreo internacional é o mercado europeu. Em Maio, o tráfego na Europa aumentou 5,1%, quase o dobro da taxa de crescimento verificado no período homólogo, que segundo a IATA foi apoiado por ganhos de confiança e que a recuperação económica está a caminho.
Olhando para o futuro, embora estejam a ocorrer desenvolvimentos económicos adversos em alguns mercados emergentes, que podem apresentar riscos ao crescimento do transporte aéreo, as melhores condições nas economias avançadas são susceptíveis de sustentar a recente aceleração do número de passageiros. Por outro lado, a melhoria da zona euro pode traduzir-se numa forte procura por viagens em ambas as classes – premium e económica.
C.M.