ICAO discute em Lisboa os desafios da segurança na aviação

As áreas prioritárias do Plano Global de Segurança da Aviação são as temáticas que estarão em cima da mesa, a partir desta terça-feira e até quinta-feira, numa conferência regional que a ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) promove em Lisboa.

Tal como aprovado na sétima reunião da 212ª sessão do Conselho da ICAO, tendo em conta o ambiente de ameaça e risco em rápida evolução, bem como o aumento esperado do tráfego aéreo, esta organização está a conduzir conferências regionais de segurança da aviação para aumentar a conscientização global e assegurar o compromisso dos Estados e organizações.

Os resultados destas conferências regionais serão apresentados e discutidos na segunda conferência de alto nível sobre segurança da aviação, que a ICAO realizará em Montreal, Canadá, de 29 a 30 de Novembro próximo.

A abertura da conferência, que reúne peritos em segurança na aviação a nível mundial, fica a cargo de Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, de Fang Liu, secretária-geral da ICAO, Luís Ribeiro, presidente da ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil e de Luís Fonseca de Almeida, director Regional da ICAO para a Europa e Atlântico Norte.

Para firmar o compromisso de implementação do Plano Global de Segurança da Aviação na região da Europa e Atlântico Norte, vai ser discutido o “Roadmap Regional”, que vem reafirmar a necessidade de optimizar os padrões e medidas internacionais de segurança na aviação, para responder mais eficazmente às ameaças emergentes.