III Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo em Bragança

As III Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo, sob o tema geral “Turismo e Sustentabilidade – Economia, Sociedade e Ambiente” vão decorrer em Bragança, em parceria com o Serviço Diocesano da Pastoral do Turismo, nos dias 27 e 28 de Outubro de 2017.

No Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, decretado pela Nações Unidas e apadrinhado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), é para a entidade religiosa uma oportunidade para lembrar “corresponsabilidade” e respeito pelo desenvolvimento humano.

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo defende que esta actividade, para além de económica, pode ser mais “solidária” e fraterna nas relações, mais respeitadora do ambiente e promotora do que é característico em cada região.

Sublinha a Obra Nacional que num tempo marcado pela globalização, “o mais genuíno será sempre o melhor” a oferecer, para acrescentar que “cada comunidade deve preservar a sua identidade própria, propondo-a a todos os visitantes, que a hão-de acolher, valorizar e promover”.

Sendo o turismo uma “realidade multidimensional”, que compreende uma visão “económica, geográfica, legal, sociológica, ecológica, antropológica e espiritual”, ele concorre para o “desenvolvimento humano” e para a “sustentabilidade”. Recorda ainda que o turismo “será tanto mais rico, quanto mais oferecer essa diversidade cultural, acolhida em autêntico respeito e diálogo na diversidade de modos de ser e de se expressar, na inter-relação dos povos e comunidades”.