INE: Centro de Portugal foi a região que mais cresceu em Setembro

Dados divulgados esta semana pelo INE reflectem o expressivo crescimento da região Centro em todos os indicadores no mês de Setembro, mas em particular no que toca aos visitantes estrangeiros.

Em Setembro, o Centro registou +16,2% de dormidas, quando no país a média foi de 5%, com as dormidas de estrangeiros a aumentarem 31,8% para 375.780, muito acima da média nacional em que aumento foi de 6,5%.

“O Centro de Portugal entrou, definitivamente, no radar turístico internacional. Todos os dias chegam novos visitantes, de cada vez mais países de origem. Já a procura por parte de visitantes de dentro do país abrandou significativamente, possivelmente devido aos incêndios que afectaram a região. Ainda assim, o saldo é positivo neste indicador, com uma subida de 1% entre Setembro de 2016 e Setembro de 2017”, salienta um comunicado da região.

No acumulado de Janeiro Setembro, o Centro de Portugal apresenta um acréscimo de 13,5% nas dormidas (face a 7,2% de crescimento médio nacional), com as dormidas de estrangeiros a progredirem 27,4% (face a 8,7% na média nacional).

O enorme crescimento nas dormidas e nos hóspedes (+13,9% em Setembro) tem reflexo muito positivo nas receitas, com os proveitos totais a subirem 23%, ultrapassando os 32 milhões de euros.

A taxa de ocupação dos quartos subiu 4,7%, enquanto a estada média subiu 2%, com o Centro a ser a única região turística do país onde isso aconteceu.