IPDT: Algarve mantém-se no topo dos destinos escolhidos pelos portugueses

O estudo do IPDT sobre a intenção de férias dos portugueses revela que o Algarve é, de novo, o destino de eleição, numa escolha que coloca os destinos nacionais no topo das preferências para 61% dos inquiridos. Dos que optam por viajar para o exterior, 14% elegem Espanha como destino.

A análise indica ainda que 82% dos portugueses vão fazer férias fora de casa no período de Junho a Setembro deste ano, o que representa um acréscimo de 5% face às intenções de férias apuradas em igual período de 2016.

Segundo o inquérito do IPDT, cerca de 29% dos inquiridos declarou que ainda não fez reserva das férias, apontando, no entanto, como motivação principal para a viagem o sol e mar (53%), seguindo-se a natureza (13%), que ultrapassa a cultura, em relação aos dados obtidos no ano passado.

Quanto ao alojamento, os hotéis de 4 estrelas são a opção preferida por 19% dos inquiridos, no que toca à hotelaria tradicional. No entanto, a maioria dos turistas opta pelo alojamento particular ou gratuito, sobretudo a casa alugada ou de familiares e amigos (38%). Também a maioria (64%) prefere gozar férias durante o mês de Agosto e no mínimo sete noites.

O estudo desenvolvido pelo IPDT revela a intenção de férias dos portugueses com base em 427 questionários, recolhidos entre os dias 19 de Maio e 4 de Junho de 2017.