IPDT: Turismo perspectiva novos recordes

Mais de 70% dos inquiridos para a 52ª edição do Barómetro do IPDT afirmam esperam que o turismo nacional tenha melhores resultados globais em 2017 e 4% admitem mesmo que serão muito melhores, comparando com 2016. De acordo com o documento, apenas 23% das respostas apontam para um desempenho idêntico ao registado no ano anterior.

No entanto, no que diz respeito ao índice de confiança médio no desempenho do sector do turismo, o resultado é de 83,3 pontos, em Dezembro último, verificando-se um ligeiro decréscimo de 0,3 pontos face ao último registo observado em Setembro de 2016. “Ainda assim, o índice mantém-se num dos níveis mais elevados de sempre”, realça o barómetro.

Por outro lado, os resultados desta edição indicam ainda que a procura turística externa, a actividade do turismo e o investimento privado deverão aumentar no primeiro semestre de 2017, face à segunda metade do ano passado.

Relativamente ao investimento público, a maioria dos inquiridos acredita que poderá diminuir face aos últimos seis meses.

Na questão sobre desempenho do turismo nacional em 2016, face ao investimento realizado em promoção interna, 51% do painel considera que correspondeu às expectativas, tendo estas sido superadas na opinião de 42%, enquanto no desempenho face ao investimento em promoção externa foi considerado pelos respondentes do barómetro como acima das expectativas (53%) ou dentro das expectativas (43%).