IPDT: Turismo vai crescer este Verão em todos os índices

Mais de 75% dos inquiridos para o Barómetro do Turismo do IPDT acreditam que o Verão vai ser melhor no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O mercado externo deverá registar uma evolução ainda mais positiva.

O nível de confiança médio no desempenho do sector do turismo atingiu, em Maio, o valor mais elevado de sempre, chegando aos 84,3 pontos, um acréscimo de 1 ponto face ao último registo observado em Dezembro de 2016, resultados que, segundo o IPDT “confirmam que o turismo se tornou um sector verdadeiramente estratégico da nossa economia, sendo um valioso contributo para a retoma que agora se afigura”.

Nos próximos seis meses a actividade do turismo, a procura turística, o emprego, o investimento e a rentabilidade das empresas deverão aumentar, indica o barómetro.

No que diz respeito a mercados, as respostas apontam para o crescimento do chinês, bem como o bom desempenho dos mercados francês, alemão e norte-americano. O painel destaca ainda o mercado interno que terá um papel muito relevante na procura turística para o Verão de 2017.

A gestão do sucesso de destinos como Lisboa ou Porto foi outra das questões levantadas nesta edição do Barómetro. Para garantir a sustentabilidade das cidades, o painel sugeriu a aposta em medidas de fiscalização e regulamentação, a promoção de ofertas integradas com outros destinos nacionais e a melhoria da qualidade do serviço a par de um reforço da autenticidade dos destinos.

O Barómetro do Turismo, lançado em 2006, conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do sector do turismo nacional.