IPDT vai produzir plano estratégico e de marketing para o turismo de Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira vai ter um plano estratégico e de marketing para o turismo, cuja elaboração está a cargo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, que já começou a auscultar instituições públicas e privadas, empreendedores e a população em geral, para recolha de ideias e sugestões.

Pretende-se como resultado global do plano uma alocação mais eficiente e eficaz do desenvolvimento turístico, da comunicação e da divulgação do município e um desenvolvimento sustentável do turismo, para que toda a oferta passe a ser reconhecida de forma ainda mais ampla junto dos mercados actuais e potenciais.

Neste encontro foi abordada a relevância de operacionalizar o centro histórico do concelho e do Castelo como atractivo turístico. Salientou-se o papel da Viagem Medieval como um excelente veículo para comunicar a história do concelho e apontou-se a necessidade de melhoria e recuperação de algumas infra-estruturas de apoio ao turismo. O património natural do concelho foi também mencionado como um activo que deve ser protegido.

O Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Santa Maria da Feira tem por base cinco acções: a criação de um perfil e imagem de turismo únicos (posicionamento e identidade do destino); a definição dos segmentos turísticos-alvo (processo de segmentação); a apresentação de propostas para o desenvolvimento de infra-estruturas turísticas modernas, de qualificação da oferta e de organização dos produtos turísticos; as acessibilidades; a concepção de uma estratégia de venda e de marketing variada; e o desenvolvimento da sustentabilidade do destino.