IPLeiria lança estudo “Favourite destinations”

O Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), está a implementar um estudo mundial para avaliar destinos turísticos, o “Favourite destinations”.
Baseado na plataforma online “Torre de Babel”, o projecto de investigação tem por objectivo avaliar a notoriedade e a competitividade, junto de turistas e potenciais turistas, de todos os destinos turísticos a nível nacional, regional e local, existentes no mundo inteiro.
O inquérito de avaliação está disponível em 30 idiomas podendo chegar a 40, como refere o comunicado do Politécnico de Leiria.
Cada inquirido responde a questões relacionadas com um ou vários dos doze tipos de destinos turísticos sugerido: sol e mar, cultural, ecoturismo, saúde e bem-estar, rural, gastronomia e vinhos, turismo urbano, religioso, turismo de compras, de cruzeiros, de golfe e de negócios, tendo por base o seu perfil.
A recolha de dados dá-se durante os próximos quatro meses e as informações recolhidas serão utilizadas na criação de um Índex Global de Gestão de Destinos Turísticos (GDI – Worldwide), assim como na criação de muitos indexes nacionais de destinos turísticos, um para cada país relevante.
Francisco Dias, investigador da ESTM e coordenador deste projecto explica que “pela primeira vez todos os cidadãos do mundo, minimamente alfabetizados, e com acesso a computador e internet, vão poder responder a um inquérito que permite avaliar ‘destinos de sonho’ e ‘destinos preferidos’. E todos poderão fazê-lo em pé de igualdade, isto é, na sua própria língua materna”.
O sistema de monitorização global de destinos turísticos é coordenado a nível mundial pelo GITUR, apoiado pela Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR), entidade que desenvolveu e detém a plataforma “Torre de Babel”, e pela Euro-Asia Tourism Studies Association (EATSA). A imagem global do projecto é da responsabilidade do Observatório de Marcas, entidade com sede no Brasil, que coopera com o IPLeiria na área científica do Branding.
O questionário está disponível em www.favouritedestinations.com, onde o utilizador escolhe a sua língua materna, e pode seleccionar e avaliar os seus destinos turísticos favoritos.
S.C.F.