ISEC vai profissionalizar turismo de cruzeiros com 1ª pós-graduação

A directora de Formação e Certificação do Turismo de Portugal considerou que a primeira pós-graduação em Turismo de Cruzeiros, que arranca em Janeiro de 2017, no Campus Universitário do Lumiar, no ISEC “é uma formação extremamente actual”, até porque “a área dos cruzeiros é um produto estratégico para o Turismo de Portugal” bem como “um nicho que importa profissionalizar ao nível da gestão de negócio.”

Elisabete Mendes, que falava esta quarta-feira, no Instituto Superior de Educação e Ciências, por ocasião a apresentação da nova especialização, sublinhou que existe um alinhamento com o Plano Estratégico do Turismo, referindo ser importante comunicar esta formação e apresentar esta solução como alternativa a outras áreas de turismo que já começam a ficar, em alguns casos, sobrelotadas.

Por sua vez, Eduardo Cruz, director da Escola de Gestão considerou a importância desde novo curso, referindo que “se apresenta com enorme potencial no panorama do turismo em Portugal. Entrar por uma área especializada e nicho do turismo – os cruzeiros, apresenta-se como uma vantagem competitiva que os pós-graduados e profissionais que se interessam pelo tema não podem desperdiçar”.

De acordo com Fernando Santos, profissional com experiência no mundo dos cruzeiros, e coordenador do curso, dois semestres de aulas com a presença de profissionais do turismo, nomeadamente que trabalham no turismo de cruzeiros, que conhecem e vivem o mercado, bem como académicos que trazem novo conhecimento, criam sinergias importantes para o negócio em si e pistas para o empreendedorismo.

Com um programa e temática abrangente, que vai desde a História dos cruzeiros, Marketing e Publicidade, Gestão e Administração, Direito, Turismo e Lazer, Sociologia, esta primeira área académica do género no nosso país, vai ter lugar a partir de Janeiro de 2017, durante dois semestres em aulas tri semanais em regime pós laboral (terças-feiras, quintas-feiras e sábados de manhã), que culminarão com a apresentação de um projecto pelos alunos, conferindo 60 ECTS à qualificação após a formação.

Destinado a jovens licenciados, mas também a agentes de viagem, elementos dos operadores turísticos e dos Portos que já exerçam, este curso está aberto igualmente a entusiastas dos navios que desejam aprofundar o seu conhecimento na área, cuja anuidade é de 5.500 euros.

Os alunos estudarão igualmente elementos operacionais específicos tais como front offices, customer service, comunicação efectiva, competências essenciais em tecnologias de informação ou safety e security, numa abordagem multidisciplinar ancorada nos processos de criação e validação do conhecimento. No decorrer do curso, estão previstas visitas de estudo a navios de cruzeiro, organismos da área e gares marítimas.

No final da pós-graduação os alunos terão a oportunidade de realizar um cruzeiro de 5 dias, embarcando em Lisboa e saindo em Génova, onde decorrerá um seminário e onde poderão colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos. O valor do cruzeiro está já incluído na mensalidade. Estão a ser negociados estágios com diversas entidades da fileira dos cruzeiros.