ITB bateu recordes nas “bodas de ouro”

No ano em que comemorou o seu 50º aniversário, a ITB Berlin bateu recordes. A feira, que terminou domingo passado, teve os seus 26 pavilhões recheados de expositores que ocuparam a totalidade da área disponível, recebeu mais profissionais do que nunca e registou um volume recorde de vendas.

A 50ª edição da feira de turismo de Berlim contou com cerca de 10 mil empresas expositoras de 187 países e recebeu, ao longo dos cinco dias, um total de 120 mil visitantes profissionais, número que a Messe Berlin, organizadora do evento, afirma ser recorde absoluto.

Facto importante: segundo a Messe Berlin, dois terços dos visitantes profissionais tinham capacidade de decisão directa de compra, algo que ajudou a que as transacções comerciais fechadas durante o salão tenham aumentado de 6,7mil milhões em 2015 para quase sete mil milhões de euros.

Christian Göke, director-geral da Messe Berlin comentou: “Nos 50 anos de existência da ITB Berlin nunca tivemos tantos visitantes profissionais no parque de feiras como este ano. Após cinco dias de feira, os visitantes profissionais e os expositores deixam Berlim levando uma forte impressão na sua bagagem: Apesar da grande sensação de insegurança e incerteza que reina actualmente, as pessoas não querem renunciar às férias. Por outro lado, nos últimos dias a indústria turística não deixou lugar a dúvidas de que tem preparadas as respostas adequadas para os grandes desafios dos nossos dias”.

O responsável sublinhou igualmente que “a ITB Berlin é mais que apenas uma feira – é um cartão-de-visita da Alemanha em todo o mundo”.

Além da feira, também o congresso que se realiza paralelamente ao certame registou um novo recorde de participações. “Travel 4.0” e a digitalização dos processos comerciais das empresas turísticas foi o tema central da ITB Convention, onde o futuro esteve em análise, a par, por exemplo, do turismo de luxo, segmento que desperta um interesse cada vez mais amplo.

Já durante o fim-de-semana, quando a feira alemã abre ao público para que este ali possa informar-se e comprar férias, foram registados 60 mil visitantes. Acresce o registo de mais de 5.000 jornalistas de 80 países e 380 bloggers de 30 países e a visita de 124 delegações oficiais /governamentais.

A próxima ITB Berlim será realizada de 8 a 12 de Março de 2017. O país convidado será o Botswana.