ITB China:Turistas chineses gastaram 130M€ em Portugal o ano passado

Luís Filipe Silva, vogal do conselho directivo do Turismo de Portugal disse, à margem do ITB China, quer terminou esta sexta-feira em Shanghai que “o turista chinês, para além da cultura, património e gastronomia, valoriza bastante a experiência do shopping”.

Só o ano passado, os turistas chineses que visitaram Portugal gastaram 130 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 40% face a 2016, número que o responsável, em declarações à Lusa, considera “bastante apreciável e que contribui para a nossa balança de pagamentos de forma muito positiva.”

Em 2017, o número de chineses que visitaram Portugal cresceu 40,7%, para 256.735, segundo dados das autoridades portuguesas, que atribuem o aumento à abertura da ligação aérea directa entre a China e Portugal. O voo tem actualmente três frequências por semana, entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim.

Nos primeiros seis meses desde a inauguração desta operação, em 26 de Julho passado, a taxa de ocupação foi superior a 80%, segundo fonte da companhia aérea chinesa Capital Airlines, responsável pela ligação aérea, citada pela Lusa. A propósito, conforme comentou Filipe Silva “é excepcional”. O objectivo da companhia agora é aumentar a frequência do voo”.