IV Feira da Dieta Mediterrânica de 1 a 4 de Setembro em Tavira

A IV edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que celebra o reconhecimento pela UNESCO deste Património Cultural Imaterial, vai ter lugar de 1 a 4 de Setembro no centro histórico de Tavira.

Com um elevado e crescente interesse regional e nacional pela sua valia económica e ambiental ligada às produções tradicionais, a Feira evidencia as preocupações educativas e pedagógicas que visam a transmissão deste valioso património cultural às gerações futuras.

No momento em que Portugal e Tavira iniciam a coordenação anual dos 7 estados e Comunidades da Dieta Mediterrânica, esta será a 4ª edição de um projecto que vem evoluindo de forma sustentável cumprindo todos os objectivos para que foi criado: transmissão às comunidades dos valores culturais ancestrais da Dieta Mediterrânica, educação para a saúde alimentar e os estilos de vida saudáveis, valorização dos produtos do mar e da terra, endógenos e de proximidade, respeito pelo ambiente, os ecossistemas e as paisagens culturais.

Na edição de 2016 será dado particular destaque ao Ano Internacional das Leguminosas decretado pela FAO e desenvolvidos espaços e espectáculos para as crianças e jovens.

Feira institucional, mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, experiências culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, conferências e debates, visitas ao património e às exposições na cidade, jogos e espectáculos para crianças, jardim mediterrânico, restaurantes e tascas, bem como mostra de artesanato vão preencher o evento.