IX Concurso de Vinhos do Algarve a 11 de Abril em Lagoa

O IX Concurso de Vinhos do Algarve vai ter lugar no dia 11 de Abril, no Convento de S. José, em Lagoa. Para este ano, a organização estima a avaliação de mais 90 referências, superando a participação em edições anteriores dos produtores algarvios.

Organizado pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação dos Escanções de Portugal, o concurso premeia os melhores vinhos algarvios engarrafados.

O IX Concurso de Vinhos do Algarve é aberto a vinhos brancos, rosados e tintos produzidos na Região Vitivinícola do Algarve, com direito a Denominação de Origem Protegida Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira e Indicação Geográfica Algarve.

Podem ser submetidos a concurso mais que um vinho de cada categoria, que serão avaliados em prova cega, efectuada por um conjunto de provadores constituídos em painéis. Cada painel de jurados é constituído por um número mínimo de cinco provadores e um presidente. No final, aos vinhos seleccionados serão atribuídas as medalhas de Ouro, Prata e Bronze e ainda a Grande Medalha de Ouro, para o melhor Vinho do Algarve. No entanto, os vinhos que já tenham sido premiados não serão aceites.

Os prémios serão entregues em cerimónia posterior, por ocasião da Fatacil 2016.