Já são conhecidos os primeiros 12 projectos do programa REVIVE

Já são conhecidos os primeiros 12 monumentos ou edifícios históricos que, de Norte a Sul do país, serão reabilitados para fins turísticos, no quadro do programa REVIVE, que resulta de uma parceria entre os Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças.

No total, 30 edifícios ficam disponíveis para serem concessionados a privados, nacionais e estrangeiros, que se vão comprometer a reabilitar, preservar e conservar o património que continuará a pertencer ao estado.

São eles: Convento de S. Paulo (Elvas), cuja concessão já foi entregue ao Grupo Vila Galé, o Castelo de Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo), a Fortaleza de Peniche (Leiria) e o Mosteiro de S. Salvador de Travanca (Amarante), o Mosteiro de Arouca (Aveiro), Mosteiro de Santa Clara-a-Nova (Coimbra); Pavilhões do Parque (Caldas da Rainha), Paço Real de Caxias (Oeiras), Forte do Guincho (Cascais), Castelo de Portalegre (Portalegre), Forte de S. Roque da Meia Praia (Lagos); e a Quinta do Paço de Valverde (Évora).

O programa Revive resulta de uma parceria entre os Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças. No total, 30 edifícios ficam disponíveis para serem concessionados a privados (nacionais e estrangeiros), que se vão comprometer a reabilitar, preservar e conservar o património que continuará a pertencer ao estado.

Tendo em vista a recuperação e valorização deste património histórico, presente em todo o território nacional, e a sua  transformação num activo económico do país, o Governo vai lançar 30 concursos públicos para o desenvolvimento de projectos turísticos em 30 imóveis do Estado sem utilização.

As condições dos concursos assegurarão a salvaguarda do património classificado e a adequação do tipo de exploração às necessidades de desenvolvimento de cada região.

O Turismo de Portugal vai promover o lançamento de um instrumento financeiro específico no valor de 150 milhões de euros destinado a alavancar o investimento relativamente a todo o projecto.

(Visited 39 times, 1 visits today)