KLM dá passo estratégico nos social media

A KLM oferece agora aos seus passageiros a possibilidade de pagar os seus bilhetes e complementos via WeChat Pay em KLM.com e WeChat. Torna-se, assim, na primeira companhia aérea não chinesa a oferecer esta opção de pagamento.

O WeChat é a principal rede social na China continental, com mais de 963 milhões de utilizadores activos, dos quais 600 milhões utilizam WeChat Pay. Esta é uma funcionalidade de pagamento integrada na app, que torna possível aos utilizadores concretizar pagamentos rapidamente através dos seus dispositivos móveis.

O WeChat Pay é aceite em praticamente toda a China, sendo que mais de 40% das transacções móveis é efectuada desta forma. O serviço está acessível apenas a quem tenha uma conta bancária chinesa. Estes utilizadores podem reservar o bilhete via desktop em KLM.com e escolher o WeChat como forma preferencial de pagamento, podendo ainda reservar o bilhete via mobile ou app WeChat.

Em Abril deste ano a KLM tinha mais de 25 milhões de seguidores em diversas redes sociais. Canais através dos quais a companhia aérea recebe mais de 100.000 menções todas as semanas, 15.000 das quais são questões e comentários. Estes são respondidos por mais de 250 agentes de serviço, que constituem a maior equipa de social media do mundo.

No Facebook, Messenger, Twitter, LinedIn, WeChat e Kakao Talk, a KLM oferece aos seus clientes uma loja one-stop 24/7, disponível também em português. Foi ainda a primeira companhia aérea do mundo a oferecer a opção de receber documentos e actualizações de estado de voo via Messenger. Disponibiliza, ainda, este serviço – o KLM flight info, no Twiiter e no WeChat.