Laboratórios Estratégicos de Turismo terminam a 4 de Janeiro nos Açores

Os Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) encerram o debate da Estratégia para o Turismo 2017 (ET 27) no próximo dia 4 de Janeiro, em Ponta Delgada (Açores). O documento final com os contributos dos vários players deverá ser apresentado no primeiro trimestre de 2017.

O evento que tem como organizadores o Turismo de Portugal em parceria com a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores vai discutir publicamente, a Estratégia para o Turismo 2027 (ET 27), no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

A sessão terá início às 9h30 com intervenções de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, para depois Nuno Fazenda, director de Estratégia/DGPC do Turismo de Portugal, fazer o enquadramento da ET 27.

Os Laboratórios Estratégicos de Turismo são espaços de discussão pública que promovem a partilha de conhecimento, identificação de áreas críticas e o desenho de soluções, e que resultam na delimitação de prioridades estratégicas através de contributos para a ET 27, considerando as especificidades e debatendo as tendências e desafios de âmbito regional, nacional e internacional.

Os LET foram organizados nas 7 regiões turísticas, além de três LET temáticos, onde se abordaram assuntos como o “Conhecimento, Emprego e Formação”, “Competitividade e Inovação no Turismo” e “Tendências e Agenda Internacional”.

O presidente do Turismo de Portugal faz um balanço positivo destas iniciativas revelando que “A Estratégia para o Turismo 2027 foi, sobretudo, mecanismo gerador de sinergias por forma a potenciar o efeito catalisador do turismo”, para realçar que “foi, por isso, importante ouvir, debater e alinhar com todos os agentes do sector as diversas actividades com as quais é necessário trabalhar em conjunto, colaborar de forma sistemática e natural”.