Lagoa inaugura Caminho dos Promontórios

A partir de 10 de Julho é possível conhecer melhor o litoral do concelho de Lagoa a pé, num percurso de descoberta da natureza entre a Praia do Molhe, em Ferragudo, e a Praia do Paraíso, no Carvoeiro. O Caminho dos Promontórios resulta de um investimento conjunto de 118.500€.

O caminho localizado no sector poente do litoral do concelho vai ser inaugurado pelo presidente da autarquia no mesmo dia em que é inaugurado também o restauro da Torre da Lapa, na presença do presidente da Região de Turismo do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, Direcção Regional da Cultura, Assembleia Municipal de Lagoa, do comandante do Porto de Portimão e das entidades autárquicas locais.

O caminho estende-se ao longo de 7Km da costa e incide sobre uma plataforma rochosa calcária com uma altitude que varia entre os 2,5m e os 40m. O percurso é interrompido por vales suspensos, pequenas enseadas e praias de areia e ocasionalmente marcado por “algares”. Vem complementar outros dois percursos pedestres, concretamente o Caminho do Algar Seco e o Percurso dos 7 Vales Suspensos, que juntos permitem o descobrir de mais de metade da orla costeira do concelho.

A Torre da Lapa, estrutura militar erigida após a reconquista cristã, entre o Cabo de São Vicente e a foz do Guadiana, foi restaurada com a obra a ser avaliada em 51.500€. O restauro foi levado a termo com o objectivo de reverter a degradação acentuada do imóvel e dignificar um dos valores históricos mais relevantes do litoral de Lagoa, em vias de classificação como Imóvel de Interesse Nacional.