Lançadas oficialmente as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias

A aldeia história de Piodão foi palco do lançamento oficial, esta terça-feira, das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, em sessão presidida pelo ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.

“As 7 Maravilhas vêm colocar as aldeias de Portugal no mapa e contribuir para a divulgação e promoção da oferta diversificada que Portugal tem para oferecer. Este programa é um instrumento decisivo para a dinamização turística dos destinos menos conhecidos e, por isso, decisivo para a promoção do turismo sustentável em que Portugal é cada vez mais uma referência”, refere Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.

As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas. Qualquer aldeia pode candidatar-se em múltiplas categorias.

As candidaturas decorrem até 7 de Março de 2017 e qualquer entidade pública, privada ou indivíduo pode nomear aldeias como candidatas. Todo o processo de eleição auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

A grande novidade do projecto reside no método de votação, que vai ser inteiramente por chamada telefónica durante galas a realizar na RTP1. As 49 aldeias pré-finalistas são reveladas a 7 de Abril e a partir dai tem início o período de “campanha” por parte dos promotores das candidaturas, pois cada categoria só está a votação durante uma semana a partir de 1 de Julho. A primeira gala tem lugar a 9 de Julho, em região ainda a definir, e as restantes realizam-se sempre ao domingo à noite, até 20 de Agosto. Na semana anterior a cada Gala está em votação a categoria correspondente.

Nas 7 Galas intermédias são apuradas as 2 finalistas de cada categoria, chegando a 20 de Agosto a um total de 14 finalistas. A votação termina durante a própria gala. Estas 14 finalistas vão estar em votação pública durante duas semanas, até à gala final da Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias a 3 de Setembro de 2017.