Lançado na Lousã o projecto “Cycl’in Portugal”

Lousã é a localidade onde vai decorrer este projecto-piloto que pretende afirmar a coesão territorial do interior e projectar o turismo em bicicleta no exterior.

Um protocolo para “uma acção concertada” na promoção do país “como um destino de excelência para os amantes da bicicleta e todas as suas modalidades” foi assinado pelos presidentes da ADXTUR – Aldeias do Xisto, Paulo Fernandes, da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho que presidiu à cerimónia na Lousã, defendeu a necessidade de transformar o “Cycl’in Portugal” num “projecto de coesão territorial entre vários municípios”.

O projecto-piloto a desenvolver no território da rede Aldeias do Xisto, em municípios dos distritos de Coimbra, Leiria e Castelo Branco, permitirá “criar um produto diferenciador e autêntico”, disse Pedro Machado.

O protocolo prevê “uma acção conjunta na promoção do ciclismo e do turismo em bicicleta em Portugal, reconhecendo a sua importância para a afirmação do turismo activo e de natureza e o seu importante contributo para um caminho de desenvolvimento”, segundo uma nota da ADXTUR.