Leiria prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Leiria quer ser Capital Europeia da Cultura 2027, distinções que já couberam às cidades de Lisboa, Porto, e mais recentemente, Guimarães.

A candidatura ainda não foi formalizada, até porque só pode ser feita com três anos de antecedência, mas de acordo com o vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, em declarações ao turisver.com, “já criámos um grupo de missão que tem como função preparar a programação e os argumentos estratégicos para construir uma cidade capaz de receber esta distinção europeia e que permita que Leiria atinja nesse ano o crescimento máximo em termos de notoriedade cultural e turístico”.

Gonçalo Lopes refere que “a nossa região tem um conjunto de oferta única no país e isso faz com que tenha todas as hipóteses de ser Capital Europeia da Cultura, ou seja, há aqui um conjunto de argumentos que fazem com que se pense nesta candidatura no âmbito regional, pois pode transformar toda a região e torná-la ainda muito mais forte em termos turísticos”.

Neste sentido, fez-se um primeiro trabalho de identificação dos actores que devem fazer parte deste projecto onde estão os empresários, o Instituto Politécnico de Leiria, o restante ensino, a Entidade Regional de Turismo, a Comunidade Intermunicipal de Leiria, a Comissão de Coordenação da Região Centro, bem como um conjunto de outros municípios. “É isto que está a tornar a candidatura muito comentada, e porque foi das primeiras a anunciar a sua intenção”, adiantou o autarca.