Lisboa é a 2ª cidade europeia que mais cresceu em visitantes desde 2009

Esta é a conclusão da edição deste ano do “Global Destinations Cities Index” da Mastercard, que indica que entre 2009 e 2016, o número de visitantes internacionais que pernoitam em Lisboa cresceu em média 10,2%, um valor ao qual corresponderam, no último ano, despesas globais de 1,8 mil milhões de euros.

Em termos de previsão para 2017,Lisboa também ocupa o segundo lugar do top de cidades de destino ao nível europeu em termos de crescimento do número de visitantes (5,8%) depois de Barcelona. Já no que respeita ao nível do crescimento do volume global de despesas feitas por turistas, Lisboa partilha um terceiro lugar (5,5%) com Madrid (5,5%), a seguir a Amesterdão (8,6%) e Barcelona (6,9%).

No ranking global, Lisboa subiu 4 posições este ano, ocupando o 33.º lugar em visitantes internacionais ‘overnight’, quando no último ano ocupava a posição 37.

Este índice apresenta o ranking das 132 principais cidades turísticas de destino tendo por base o volume de visitantes internacionais em 2016, o volume de despesas deste tipo de visitantes e a previsão de crescimento para 2017. A análise permite ainda perceber quais as principais motivações na origem das despesas realizadas por viajantes nas várias cidades destino.

No top 10 de 2016 Banguecoque voltou a superar Londres no que respeita ao número de visitantes internacionais, apesar do principal destino em termos de volume de gastos continuar a ser o Dubai. As previsões para 2017 são positivas com Dubai e Tóquio a esperar o maior crescimento no que respeita anúmero de visitantes.