Lisboa é a 3ª melhor cidade XL da Europa

O Cultural and Creative Cities Monitor 2017 é a primeira edição do relatório desenvolvido pela Comissão Europeia, que serve como ferramenta para monitorizar e avaliar a performance das cidades europeias. Nele foram avaliadas 168 cidades, incluindo Lisboa, Porto, Guimarães e Coimbra.

Esta primeira edição mostra a performance das 168 cidades seleccionadas, de 30 países da Europa, com base em diferentes parâmetros como o seu “Dinamismo Cultural”, “Criatividade Económica” e “Ambiente Favorável”. Foi desenvolvido de forma a ajudar autoridades nacionais e regionais a identificar os pontos-fortes das suas cidades e as oportunidades que têm de fazer com que esta progrida, em relação a outros centros urbanos semelhantes, com base em dados quantitativos e qualitativos.

O Cultural and Creative Cities Monitor é um instrumento que promove a troca de informações entre cidades. Para a entidade que desenvolveu este relatório, a Joint Research Centre, o conjunto de dados recolhidos deverá gerar novas questões e conhecimento sobre o papel da cultura e da criatividade na vida socioeconómica das cidades. É mais uma aposta da Comissão Europeia que surge no âmbito da sua vontade de colocar a cultura no cerne da sua agenda política.

No ranking cumulativo, Lisboa ficou em terceiro lugar no grupo de cidades XL, atrás de Copenhaga e Amesterdão, em primeiro e segundo lugar, respectivamente. O destaque da capital portuguesa vai para o “Dinamismo Cultural”. No grupo S-M o Porto alcançou o 13º lugar, com Coimbra e Guimarães a obter, respectivamente, o 15º e 32º lugar.