Lisboa é das cidades europeias com mais dormidas

O relatório European Cities Marketing Benchmarking 2017 revela que, nos últimos cinco anos, as dormidas nas cidades europeias têm aumentado a uma taxa ainda mais rápida que a das 28 nações da UE, com Lisboa a encontrar-se no Top 15 European Cities a nível de dormidas.

De 2012 a 2016 as dormidas nas cidades visadas no relatório cresceram 14,2%, com um aumento de 8,8% nas das nações da União Europeia, provando que o turismo de cidade tem vindo a crescer sem constrangimentos. O relatório European Cities Marketing Benchmarking é publicado anualmente, sendo o resultado da cooperação entre a plataforma European Cities Marketing e a MODUL University Vienna.

O top 5 de cidades europeias para 2016 assemelha-se ao do ano anterior, exceptuando Barcelona que regressa ao número 5 destronando Madrid. Londres permanece no primeiro lugar, com 75.069.660 dormidas, apresentando contudo uma taxa de crescimento negativa, -3,2%. A Londres segue-se Paris, Berlim e Roma. Lisboa encontra-se no número 15, com 9.717.718 dormidas e uma taxa de crescimento de 7,2%, a terceira maior do top 15, a seguir a Barcelona, com 8,5% de crescimento, e Amesterdão com 7,3%.

Com base nos últimos estudos, a European Cities Marketing espera um crescimento do total de dormidas na ordem dos 6,5% para as cidades europeias em 2017. Tal implica que a curva de crescimento suba a um ritmo mais acelerado, ainda mais dinâmico que nos anos anteriores. O relatório conclui que as cidades europeias permanecem sendo o destino turístico mais atractivo para visitantes de todo o mundo, ao passo que mostram resiliência e coragem na luta contra o terrorismo.