Lisboa mantém liderança na atractividade

A quinta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, responsável por medir o impacto da marca de cada município português nas áreas de Turismo (Viver), Investimento (Negócios) e Talento (Viver) confirma a liderança de Lisboa.

Na lista seguem-se a cidade do Porto, seguindo-se de Cascais, Braga e Coimbra. Outros municípios como Sintra, Funchal, Faro, Vila Nova de Gaia e Setúbal completam o top 10.

É a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

No entanto, o estudo indica que outros municípios algarvios estão a crescer, casos de Portimão e Albufeira, que deram um e dois saltos, respectivamente, neste ranking. Quanto a descidas, destaque para Oeiras que deixa o top 10 nacional, pela primeira vez. Está no 15º lugar geral, mas ocupa a 9ª posição nas dimensões de negócios e viver. Quando alargado o leque para o top 25 verifica-se a entrada de Ponta Delgada que tem vindo a subir no ranking desde 2015.