Lisboa na corrida ao título de Capital Europeia da Inovação

Lisboa é uma das 12 cidades finalistas na corrida a iCapital – Capital Europeia da Inovação, título outorgado no âmbito do programa de investigação e inovação da União Europeia, Horizonte 2020. O vencedor vai ser conhecido a 6 de Novembro na Web Summit, que este ano volta a decorrer na capital portuguesa.

Na fase final deste concurso, Lisboa concorre com as cidades de Aarhus (Dinamarca), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Bristol (Inglaterra), Gotemburgo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Leuven (Bélgica), Madrid (Espanha), Toulouse (França), Umeå (Suécia) e Viena (Áustria). De acordo com a Comissão Europeia, será eleita a cidade que “melhor demonstre a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos”.

O título não virá sozinho, antes será acompanhado por um prémio pecuniário no valor de um milhão de euros. De entre o grupo que passou à fase final serão escolhidas cinco finalistas que irão receber 100 mil euros cada.

As cidades candidatas ao título são avaliadas na forma como executam as soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Os finalistas vão apresentar as suas estratégias de inovação na sessão “iCapital Stories”, durante a semana europeia das regiões e cidades, que decorrerá a 10 de Outubro, em Bruxelas.