Lisboa, Porto e Funchal no topo dos destinos mais visitados

O top 10 da categoria visitar do Portugal City Brand Ranking, mantém-se inalterado em relação à edição anterior, sendo liderado por Lisboa, seguido de perto pelo Porto e pelo Funchal. Os municípios de Albufeira e Cascais completam o restante Top 5.

OBloom Consulting Portugal City Brand Ranking avalia a performance e a atractividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).

Nesta edição do Portugal City Brand Ranking, o top 25 da categoria visitar volta a apresentar-se como o mais heterogéneo de todos, ao abranger todas as regiões do país. Destaque para a região de Lisboa que apresenta 7 municípios, e para as regiões do Norte, Centro e Algarve, que colocam 5 municípios cada. Por fim, as regiões do Alentejo, Açores e Madeira também apresentam um cada uma. No caso da Madeira, contribui com um classificado de peso: o terceiro lugar do pódio.

As primeiras alterações surgem na 11ª posição, onde se encontra agora Faro, após subida de dois lugares. Este município algarvio assenta a sua subida na crescente procura sobre este tema no território e também na variação do número de dormidas. Na 12ª e 13ª posição, encontram-se Sintra e Nazaré (perderam uma posição para o município de Faro).

Salienta-se, neste Top 25 as prestações de Aveiro e Vila Nova de Gaia, que ascenderam ambas 5 posições, ocupando agora a 15ª e 17ª posição, respectivamente. Aveiro sustenta a sua subida aliando um elevado número de procuras a um aumento na taxa de ocupação hoteleira, enquanto Vila Nova de Gaia se apresenta à porta do top 10 nacional no que à taxa de ocupação hoteleira diz respeito.

A análise destaca ainda Óbidos, que volta a entrar no top 25 desta categoria, onde já tinha estado na edição 2015. Este município assenta a sua subida, sobretudo, na variação das procuras, onde apresenta o 5º melhor resultado a nível nacional.

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada em “Country”, “Region” e “City” branding, analisando e desenvolvendo estratégias, análises e ferramentas de medição para destinos por todo o mundo. A empresa tem sede em Madrid e escritórios em Lisboa e São Paulo.