Lisboa e Porto na lista das cidades europeias que mais vão crescer

Lisboa e Porto, duas das cidades em foco no estudo “European Cities Hotel Forecast”, este ano com o mote “Staying Power”, da PwC, apresentam um forte potencial de crescimento em 2016 e 2017. Numa análise comparativa do potencial turístico de 19 cidades europeias, Lisboa e Porto apresentam-se em 2º e 3ºlugares no que ao crescimento do turismo se refere, em 2017.

Em 2016, Roma deverá ser a cidade com o maior crescimento na taxa de Revpar (receita por quarto disponível). A capital italiana crescerá cerca de 19.2% devido às celebrações do Jubileu da Misericórdia, evento que, segundo os dados analisados, trará cerca de 25 milhões de visitantes e peregrinos.

Este ano, Lisboa e Porto serão o 5º e 6º com maior taxa de ocupação: Lisboa indica crescimento 5.7% de Revpar e o Porto 4,5%.

“A imagem segura e positiva transmitida pela cidade [de Lisboa] deverá contribuir para alavancar o crescimento do turismo em 2016. Lisboa continuar a beneficiar da quebra do número de viagens para o Mediterrâneo Oriental, factor benéfico para a generalidade do sector do turismo em Portugal”, sublinha o estudo, elaborado com base nos três principais indicadores dos hotéis, nomeadamente a taxa de ocupação, taxa média diária e receita por quarto disponível.
Segundo as previsões, em 2017 Lisboa e Porto, irão ultrapassar Praga e Madrid, e serão os 2º e 3º países com maior taxa de crescimento, respectivamente. Lisboa apresentará um crescimento no Revpar de 6.9% e o Porto sentirá um crescimento no Revpar de 5.8%.

De acordo com a investigação, Lisboa e Porto acolhem maioritariamente espanhóis, franceses e alemães, enquanto no caso do Porto, também são os espanhóis, alemães, franceses e brasileiros que mais visitam a cidade. O estudo também prevê um crescimento do volume dos cruzeiros na cidade de Lisboa.

Em 2015, Lisboa foi uma das cidades europeias em que se verificou maiores taxas de crescimento, atingindo os 20,4% (passando para 51 euros) e o Porto estava na terceira posição nas cidades que mais cresceram em 2015.

Os principais indicadores da cidade de Lisboa e das restantes 18 cidades foram apresentados e discutidos num evento organizado pela consultora PwC, em parceria com a ATL – Associação de Turismo de Lisboa e AHP.