Livro propõe a aplicação do design thinking ao turismo

Anabela Monteiro, colaboradora do Politécnico de Leiria, propõe a aplicação do design thinking ao sector do turismo, num livro intitulado “A mobilidade académica europeia e o turismo educativo e cultural: factores de decisão e motivação”.

A obra, em que analisa os factores de decisão no turismo educativo e cultural, resulta da investigação que deu corpo à tese de doutoramento de Anabela Monteiro e pretende estabelecer um ponto de partida para aplicação da ferramenta design thinking no turismo jovem, por pretender perceber os factores de motivação que levam à decisão de mobilidade educativa e turismo cultural.

A autora adianta que “o livro reflecte sobre a importância de se pensar em diversas formas de turismo, e não somente nas tradicionais, sobretudo o turismo jovem, que representa 20% do volume do turismo internacional, gerando 18% dos lucros globais neste sector”. “Identificar, categorizar e classificar os motivos que sustentam a escolha de um país em detrimento de outro, é uma ferramenta indispensável para construir um olhar objectivo para o desenvolvimento de estratégias para atrais jovens”, defende.

Quanto a design thinking, Anabela Monteiro explica que “esta ferramenta utiliza diversos procedimentos para questionar o objecto, relacionar a informação, analisar o conhecimento gerado e apresentar soluções, sendo o centro o indivíduo”. A autora desenvolve a sua actividade profissional na área de planeamento e organização de eventos, como responsável pelo Gabinete de Comunicação, Organização de Eventos e Relações Públicas da Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria.